quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bloco: Literatura Digital 09

As Brumas de Avalon
Marion Zimmer Bradley

As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley é uma história dividida em quatro livros. Volumes que contam a famosa lenda do rei Artur, que já foi conta e recontada através dos séculos, a qual mudou a cada nova geração e cultura que alcançou. Sendo que no caso da história escrita por Marion Zimmer Bradley, temos uma peculiaridade, a autora conta pela primeira vez tal história, do ponto de vista das mulheres que fazem parte da trama. Porque a história de Arthur e Camelot não é só uma história de cavaleiros e guerras, também é das mulheres fortes, que se destacaram entre tantas para serem lembradas pelo nome. Coisa rara em histórias antigas.

Fascinação e mistério sempre envolveu as lendas do Rei Arthur a século. Uns dizem que trata-se de uma história inspirada em um homem real, outros que trata-se de fábula. Porém sua história chega próximo a realidade por conter muito além das lutas de espada, que faz dela uma aventura apaixonante, há o caráter emocional. Falando das necessidades humanas, da fé, das paixões, das traições...

Depois de tantos séculos sendo recontada, a lenda de Rei Arthur, aquele que carrega a espada de Excalibur, é contada por Marion Zimmer Bradley de uma forma reveladora. A autora mostra através das heroínas da história, como a rainha Guinevere, mulher de Artur, um outro lado da lenda. E assim como Guinevere, há Viviane, a Senhora do Lago e Sacerdotisa de Avalon. Mulheres retratadas como heroínas, não meras mocinhas como são vista do ponto de vista masculino. Principalmente a famosa irmã de Artur, Morgana Le Fey (a Morgana das Fadas se traduzir para o português). A famosa feiticeira que ao decorrer dos livros de Marion Zimmer Bradley ganha uma nova característica e importância na história. Ela que muitas vezes é retratada com a vilã nas histórias arturianas, em As Brumas de Avalon é mostrada como a heroína principal, lado a lado com Arthur.


As Brumas de Avalon - volume 1 - A Senhora da Magia

Mesmo com o foco nos fatos políticos e religiosos na Bretanha, vemos toda a força e complexidade das mulheres em meio a trama. A autora também dá uma atenção especial a lenda famosa espada de Arthur, a Excalibur, dando sua origem aos misticismo encontrado nos ritos pagãos, os quais foram sufocados pelos cristãos. Além de mostrar a importância das uniões políticas das nações, assim como a conseqüência da submissão das mulheres aos homens.


As Brumas de Avalon - volume 2 - A Grande Rainha

Enquanto começa a se formar a Távola Redonda, Morgana vai para a corte de Morgause, onde tem seu filho Mordred, isolando-se. Tendo um dos focos na velha história das mulheres terem que gerar herdeiros e a cobrança que pesa sobre elas.


As Brumas de Avalon - volume 3 - O Gamo Rei

A morte de alguns personagens importantes, muda o sentido da trama e levanta questões importantes. A traição está no ar e todo cuidado é pouco. O reino está abalado e a estabilidade criada por Arthur será ameaçada.


As Brumas de Avalon - volume 4 - O Prisioneiro da Árvore

Artur deixa de lado os costumes antigos e passa a ser visto por seu povo, como traidor de sua herança sanguínea, de seus antepassados. Já Morgana faz o caminho contrário, por desejar retomar para Avalon, ela busca pelos velhos costumes.

O desfecho da lenda do Rei Arthur é conhecido, Guinevere é flagrada por cavaleiros da Távola cometendo adultério com Lancelot e ambos fogem do reino. Enquanto Mordred, agora homem feito, enfrenta seu pai.


Marion Zimmer Bradley (1930 - 1999)

Nenhum comentário: