sábado, 7 de dezembro de 2013

[LITERATURA/TV]Não Entre em Pânico que o Doctor vai aparecer antes da estreia da nova temporada de 'Doctor Who' em agosto 2014

Depois de divulgar que a nova temporada de 'Doctor Who' só começa em agosto 2014, o que os fãs da série britânica não esperavam, era ter uma boa distração para enfrentar o gigantesco hiato.

Enquanto no Reino Unido a BBC Books anunciou livros com histórias originais de 'Doctor Who' escrita por autores variados como A.L. Kennedy, Jenny T. Colgan, Nick Harkaway, Trudi Canavan e Jake Arnott.


No Brasil, a série de ficção científica mais antiga no ar e uma das mais cultuadas no mundo terá livro publicado pela Suma de Letras, do grupo Objetiva.

Unindo dois ícones britânicos da ficção científica (as histórias da série de TV 'Doctor Who' e as do criador da série 'O Guia do Mochileiro das Galáxias'), a Suma de Letras publica no Brasil uma história de 'Doctor Who', escritas por Douglas Adams, popular autor do gênero que é conhecido mundialmente por suas histórias de 'O Guia do mochileiro das galáxias', o qual tem até um dia especial, o famoso Dia da Toalha, feito em sua homenagem e obra.

O livro 'Doctor Who: Shada' é uma sequência de episódios da série da BBC, com roteiro escrito por Douglas Adams, que nunca foi ao ar na forma em que foi planejado, mas sua história foi adaptada para livro em 2012, pelo autor Gareth Roberts.

A Suma de Letras ainda não divulgou a capa oficial de 'Doctor Who: Shada', mas informou a Digital Rio que a previsão de lançamento do livro é fevereiro de 2014.


A SÉRIE

A série britânica de TV 'Docto Who' é exibida no Brasil na TV Cultura e na filial brasileira da BBC (apenas em HD).

'Doctor Who' completou 50 anos mês passado, em 23 de novembro de 2013, e sua comemoração ganhou proporções mundiais graças aos fãs, com grande repercussão inclusive no Brasil.

É o programa com maior duração da história e ainda em produção e também com a maior distribuição em países no mundo.

O protagonista da série é conhecido apenas como o "Doutor", daí a questão sempre presente "Doutor do que?", ou em inglês "Doctor Who?". O Doutor é um viajante do tempo e no espaço, de outro planeta que com sua nave espaço-temporal, a Time And Relative Dimension In Space (Tradução: Tempo e Dimensão Relativas no Espaço), ou apenas a T.A.R.D.I.S, viajar por planetas, dimensões e épocas ajudando quem precisa e também criando muita confusões e paradoxos, sempre ao lado de uma companheira ou companheiro de viagem, ou mais de um, chamados pelos fãs em todo mundo de "companions".

A TARDIS tem a curiosa formato de uma cabine telefônica policial da época que a série foi criada, pois a nave tem uma tecnologia ainda desconhecida pelos humanos, a dos Time Lords (ou Senhores do Tempo, especie alienígena do Doutor), onde além dela pode mudar de forma, para se adaptar ao local onde está, também é maior por dentro. O problema é que da primeira vez que o Doutor esteve na Terra o dispositivo que faz a TARDIS mudar de forma quebrou e ela ficou com a forma da famosa de Police Box azul que tem.

Com um humor tipicamente britânico, 'Doctor Who' mostra, entre outras questões, como a inteligência se sobrepõe à força. O Doutor é um mero viajante aventureiro, mas que sempre consegue êxito por ser sábio e bem-intencionado. Ele também tem a capacidade de se regenerar e assim a série pode seguir tendo vários atores diferentes. Curiosidade: A ideia surgiu por conta da saúde delicada de William Hartnell, que foi o primeiro Doutor, pois a BBC não queria parar a produção da série e o ator não podia continuar a gravar.

A série é acompanhada por diversas gerações e é tida como parte da cultura britânica, junto com a família real, que tem fãs entre os seus membros inclusive, como o Princípe Charles, que são conhecidos como whovians.

Nos Estados Unidos, país com grande tradição de ficção científica, e em vários outros países, 'Doctor Who' também tem uma legião de fãs. Somente o episódio comemorativo de 50 anos da série levou centenas de milhares de admiradores ao redor do mundo a sessões especiais de cinema, todas lotadas, inclusive no Brasil.

O LIVRO

'Doctor Who: Shada' é uma sequência de seis episódios da 17ª temporada (1979/1980) que seriam estrelada por Tom Baker, que era o Doctor que protagonizou a série na época, também conhecido por Doctor 4. (Tom Baker é um dos mais queridos atores que personificaram o Doutor e também o que ficou mais tempo na pele do Time Lord.)

As histórias dos episódios escritos por Douglas Adams são inéditas, pois nunca chegaram a ser filmadas, por conta de uma sequência de greves na BBC na época.

Em 1992, uma versão editada foi ao ar, mas a íntegra do material original jamais foi gravado.

Na história do livro 'Doctor Who: Shada', o Doutor tem que salvar o universo, outra vez, o qual é ameaçado pelo cientista Skagra que arma um plano para tentar resgatar um vilão preso e, com sua ajuda, dominar a mente de todos os seres vivos.

No planeta perdido Shada, os Time Lords construíram uma prisão para aqueles que tentaram conquistar o universo, mas foram frustrados e derrotados. No entanto Skagra, precisa encontrar Salyavin, um criminoso com enormes poderes mentais para ser bem sucedido. Porém, como todos, Skagra não sabe onde Shada fica e o Time Lord Chronotis, idoso que se aposentou e está vivendo na Terra como um professor universitário de Cambridge, sabe a localização.

O AUTOR

Douglas Adams nasceu em Cambridge, Reino Unido, em 1952. Comediante e escritor de sucesso britânico, além de ter escrito esquetes para o grupo Monty Python, escreveu várias história de ficção científica, como a série de rádio e livros 'O Guia do Mochileiro das Galáxias', que vendeu mais de 15 milhões de exemplares impressos ao redor do mundo.

Nos anos de 1978 e 1979, Douglas Adams trabalhou como editor de roteiros em 'Doctor Who'. Também escreveu 3 roteiros exclusivos para o programa: "The Pirate Planet", "City of Death" (onde usou o pseudônimo de David Agnew) e "Shada".

O OUTRO AUTOR

Gareth Roberts nasceu em Chesham, Buckinghamshire, em 1968. Seus roteiros televisivos para 'Doctor Who' incluem histórias para a série produzida atualmente pelo escocês Steven Moffat. Além de adaptar a história de Douglas Adams (Shada) para ser publicada em forma de livro (Doctor Who: Shada), também assina os roteiros de episódios como "The Shakespeare Code", "The Unicorn and the Wasp", "The Lodger" e "Closing Time". Assim como diversos roteiros para um dos spin-off de 'Doctor Who', 'The Sarah Jane Adventures'.

No entanto, antes de reescrever a história de 'Shada' e torná-la um livro, Gareth Roberts escreveu 9 romances de 'Doctor Who'.

Leia+: DOCTOR WHO

Texto: Anny Lucard
Fonte: BBC e Editora Objetiva - Suma de Letras

Nenhum comentário: