sábado, 16 de março de 2013

[LITERATURA] Psíquico: o sobrenatural feito sob medida

Cada vez mais a nova literatura brasileira toma espaço no gosto dos leitores

Um poderoso médium tentando compreender seu próprio dom. Um espírito buscando a justiça divina. E uma conspiração macabra que os uniu em um mesmo caminho. Este é o pano de fundo do romance sobrenatural 'Psíquico' (456 páginas) do autor Edson Gomes, publicado pela Editora Dracaena. A história se passa na cidade do Rio de janeiro e tem a mediunidade a serviço da justiça. Um assassinato foi transformado em acidente, para ocultar um grande golpe financeiro. Neste ponto, um espírito desencarnado pede a ajuda de um médium na solução do crime.

VEJA O BOOK TRAILER DO LIVRO


'Psíquico' é o terceiro romance de Edson Gomes, que publicou a sua primeira obra, 'Yin & Yang –A batalha dos Opostos', em 1999 na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A história do médium Rafael Duarte e do espírito Guilherme foi escrita em 2009, mas só foi publicada em agosto de 2012. A intenção do autor era lançá-lo numa publicação independente, sem editora. Nesse momento, começou o processo da transformação radical da estrutura do livro. Ele precisava chamar a atenção do leitor logo de cara. Em janeiro de 2011, iniciou-se o processo radical de transformação, para que a obra ficasse completamente comercial.

Depois de ler alguns livros estrangeiros de construção de romances, em sua maioria dos EUA, Edson aplicou algumas técnicas usadas nos melhores best-sellers internacionais em Psíquico. Começando pela mudança do título. Ele tinha que ter um forte impacto a primeira vista, pois antes se chamava Testemunha Psíquica. A segunda ação de transformação foi a criação de um prólogo, o primeiro capítulo era bom, mas não agarrava o leitor de imediato. O terceiro movimento foi a criação da capa do livro. Edson conheceu o design André Siqueira (Era Eclipse), depois de ter visto alguns trabalhos dele na internet. O estilo do profissional era tudo que a história precisava.

Este processo de revisão levou 11 meses e cinco revisões entre, parágrafos, frases, cortes e diálogos. Em novembro de 2011, o processo havia terminado e a publicação independente estava fora de cogitação. O autor teve um problema familiar, que o impossibilitou da publicação do livro. Então, começou a busca de uma editora que pudesse dar ao livro a cara que ele merecia. O original foi enviado a três editoras: uma rejeitou por ter as publicações do ano já fechadas, a outra não respondeu o autor até hoje e a última deu a resposta positiva em 17 dias: a Editora Dracaena.

O autor Edson Gomes é um jornalista carioca e começou sua carreira muito cedo na literatura, depois de ter lido o livro a 'Ilha Perdida de Maria José Dupré' aos 11 anos. Ele queria ser igual ou melhor do que sua autora favorita. Porém, Edson só conseguiu publicar seu primeiro texto, um conto intitulado Papo 750, em 1995, quando já tinha seus 29 anos.

Não satisfeito com a qualidade de seus enredos, Edson resolveu fazer alguns cursos ligados a construção de romances ficcionais. Na década de 90 não existiam os tais cursos que queria, somente de roteiros para tevê e cinema. Por sorte, ele teve ótimos professores, consagrados pelos seus trabalhos na tevê. Na Cal (Casa das Artes de Laranjeiras), por exemplo, ele teve aulas com Doc Comparato, ex-autor da Rede Globo, que escreveu as consagradas minisséries e seriados: 'Plantão de Polícia', 'Malu Mulher', 'Lampião e Maria Bonita', O' Tempo e o Vento', 'AEIO Urca', 'Retrato de Mulher' e muitas outras obras.

Em seguida, Edson reforçou seu aprendizado com o autor Tiago Santiago, que recentemente escreveu uma novela do SBT intitulada: 'Amor e Revolução'. E para finalizar sua formação, ele teve aulas também com Cláudio Mac Dowell na Fundição Progresso. Mac Dowell foi um dos professores da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños de Cuba, criada e ministrada por Gabriel Garcia Márquez.

O autor e o livro estão presentes em vários eventos de incentivo a leitura. No dia 06 de outubro, o Grupo Fantastiverso (Fantástico + Universo), se apresentou na Livraria Nobel do Norte Shopping no Rio de Janeiro, com apresentação de seis autores da Dracaena e com a presença de muitos leitores e blogueiros. No Teleférico Estação Alemão, na comunidade Complexo do Alemão, no dia 13 de outubro, foi realizado o 4º Evento de Distribuição de livros chamado: Livro em Movimento, realizado pelo Projeto Recicla Leitores e a cobertura também do site Novos Escritores. No dia 21/03 as 19h, juntamente com sua amiga de letras Lu Piras, ministrarão um bate-papo com o público, sobre criação literária na Fnac do Barra Shopping.

Antes da noite de autógrafos, 'Psíquico' já estava sendo vendido em quatorze livrarias físicas e virtuais do país. Até em Portugal os e-books de Psíquico estavam sendo vendidos. As novidades não param por aí, em 2013, os livros da Dracaena, serão distribuídos nas principais redes digitais mundiais, entre elas: Kobo; Apple; Amazon e Google Digital Book. No Brasil a distribuição já está sendo feita pela Livraria Saraiva; Livraria da Travessa; Livraria Cultura e Cia dos Livros. Esta última, considerada uma das maiores distribuidoras do país.

Fonte:
Release por email.

Nenhum comentário: