sábado, 13 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 02


Relações de Sangue

Martha Argel





Muito antes dos vampiros chegarem ao colegial, Martha Argel se antecipou e levou suas crianças da noite para longe dos castelos e cemitérios. Os vampiros no romance da autora, Relações de Sangue, vivem mesmo em plena a capital paulista.

O livro é narrado através dos olhos da personagem Clara, uma mulher que levava uma vida comum e até meio chata, de tão pacada... Isso até Lucila cruzar o seu caminho. Uma inusitada amizade, já que Lucila é uma vampira, a qual acaba envolvendo Clara em seu perigoso mundo, pelo qual a mortal tem um fascínio irresistível. E por conta disso, não é difícil ser convencida pela vampira de ajudá-la em uma investigação, sobre misteriosas mortes em série associadas a um vampiro. Não que os jornais tivessem provas da existência das criaturas da noite, na verdade, foi apenas uma forma de falar, para explicar o caso. No entanto, não quer dizer que o risco de exposição, não exista e isso é o temor de Lucila.

Com uma narrativa envolvente, bem-humorada e com um toque especial de mistério, somado a situações cotidianas da vida em São Paulo, Relações de Sangue é um livro difícil de largar até chegar ao final.

Relações de Sangue de Martha Argel foi publicado pela Editora Novo Século em 2002, tem 168 páginas e é uma ótima pedida também, para quem se assusta com os tijolões lançados atualmente. Você pode encontrar o livro na Livraria Cultura, onde há outras obras da autora disponíveis.

O currículo da escritora e também bióloga Martha Argel é grande, por isso espere por novas citações sobre a autora, que juntamente com Giulia Moon, é uma das autoras paulistas mais queridas pelos fãs do gênero vampiresco no Brasil. Assim como Giulia Moon, Martha Argel também participou da antologia Amor Vampiro, publicada pela Giz Editorial em 2007, que atualmente encontra-se em sua segunda edição, sendo que é um livro que falaremos muito em breve aqui no blog, o qual foi indicação no bloco Literatura Digital de hoje.

Juntas, as duas autoras publicam um fanzine chamado FicZine, onde contos de ambas, com participações especiais são publicados. Participações como a do criador de Velta, Emir Ribeiro, o qual presenteou os fãs de Martha Argel e Giulia Moon, com desenhos exclusivos de suas respectivas personagens, Lucila e Maya. (Pode conferir o desenho de Maya na versão em video do audioconto natalino, 'A Árvore de Natal', disponível no Canal do Contos Sobrenaturais e no Yahoo!Videos Digital Rio.)

O FicZine está na sua 7ª edição, que inclusive está concorrendo a melhor fanzine no Premio Melhores Do Ano. Se você é fã das autores, aproveita para votar nelas. (A votação vai até 20 de abril de 2010.)

O livro mais recente de Martha Argel publicado é 'O Vampiro da Mata Atlântica', pela editora Idea, sobre o qual falaremos em programas futuros (e que com certeza terá seu espaço aqui no blog).

A autora também é uma das organizadora de 'O Vampiro antes de Drácula' da Aleph (que muito em breve também terá seu espaço aqui), junto com Humberto Moura Neto. O livro inclusive foi indicado pela, também autora de história de vampiros, Nazarethe Fonseca, em recente post no blog de sua saga Alma e Sangue (que já teve o primeiro livro indicado no programa e que logo estará no blog).

E para os fãs de Lucila uma dica, fiquem de olhos e ouvidos atentos, pois o sonho com a continuação de Relações de Sangue está próximo a se tornar realidade. É, dessa vez parece que Amores Perigosos sai mesmo e a Digital Rio não vai deixar de avisar os fãs.

Ficou realmente curioso, olha a pequena prova do Relações de Sangue, que a autora colocou na página dedicada a sua vampira Lucila. Acesse:
Lucila, a vampira - Capitulo 1 de Relações de Sangue



Giulia Moon, Louise Duarte e Martha Argel
(Mesa redonda na Livraria Saraiva, Rio Sul - Out/2009)

Nenhum comentário: