domingo, 28 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 06

Portal Fundação
Autores diversos, como Giulia Moon, Roberto Melfra
e Martha Argel
Organizado por Nelson de Oliveira



A dica de leitura de hoje é uma coletânea de contos muito especial. Presenteada por um dos autores, Giulia Moon, que é uma colaboradora no programa Contos Sobrenatuais.

A coletânea em questão não está a venda, pois faz parte do Projeto Portal, que trata de edições de contos de ficção científica semestrais, todas editadas no sistema de cooperativa, feitas de papel e tinta. A pequena tiragem, que contabiliza duzentos exemplares de cada número, é distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião.

A idéia inicial era produzir no total 6 volumes, que a cada número, homenagea em seu título, uma obra célebre da ficção científica. O que resultou nos seguintes títulos:

1 - Portal Solaris
2 - Portal Neuromancer
3 - Portal Stalker
4 - Portal Fundação
5 - Portal 2001
6 - Portal Fahrenheit

No entanto, no lançamento do quarto, o Portal Fundação, em São Paulo no final do mês de Janeiro (2010), o organizador do projeto declarou, que haverá um sétimo volume. Sendo que esse será uma edição em forma de antologia, baseada no projeto. Essa antologia do Projeto Portal, será uma seleção de contos entre todos os 6 volumes, que irá para as livrarias.

Como são muitos contos, não daria para falar de todos e não acho justo falar de alguns, pois sendo uma fã de histórias de ficção científicas, claro que vou acabar falando só dos que eu gostei. Quando na verdade o Portal Fundação, possui diversos estilos. Desde contos feitos para mexer com a mente, usando jogo de palavras aos mais divertidos. Indo de histórias insólitas no melhor estido Além da Imaginação, as que parecem um caso de Arquivo X. E os meus favoritos estão lá, aqueles que mostram o futuro da humanidade, seja num bem próximo, com uma tecnologia avançada que podemos vislumbrar estar perto de existir; como aqueles que vão muito mais além, indo até mundos distante da Terra, povoados por seres inimagináveis. E, claro, os que "brincam" com viagem no tempo. Em fim, há contos para todos os gostos e quem gosta de ficção científica, com certeza vai encontrar algo que o agrade.

A única coisa que preciso dizer é que o conto escrito por Giulia Moon (em parceria com Roberto Melfra), como o conto de Martha Argel (que também é colaboradora no programa Contos Sobrenatuais), não me decepcionou. As duas mandaram bem na ficção científica e preciso dizer isso, porque sou fã de carterinha de ambas e seus contos vampirescos, não fazendo idéia que elas gostavam de tal gênero também.

Os fãs da boa ficção científica, como eu, ficam agradecidos pela iniciativa de Nelson de Oliveira, em reunir tantos talentos brasileiros.

Então é esperar pela antologia nas livrarias e quando nós da rádio Digital Rio, ficarmos sabendo de algo sobre o livro e seu lançamento, estaremos avisando em programas futuros, assim como em nossos blogs e twitter.

Se quer saber um pouco mais sobre o Portal Fundação e o Projeto Portal, como sobre seu organizador, links logo abaixo:

Projeto Portal
http://projeto-portal.blogspot.com/

Nelson de Oliveira
http://urbanalenda.blogspot.com/

Um comentário:

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Caro, grato pela acolhida. Tenho algum exemplar do Portal Fundação disponível a que faça sorteios ou algo assim.
Abraço
Marco A. de Araújo Bueno
araujobuenopsi@gmail.com

Obs.: alguns dos meus contos no Projeto estão sendo publicados no blogue coletivo de artes De Chaleira - www.e-chaleira.blogspot.com