quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 18


by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

A banda Legião Urbana foi formada em Brasília - DF, capital do Brasil, em 1982, a partir da banda Aborto Elétrico (que originou Capital Inicial e Legião Urbana) e durou até 1996. O fim da banda ocorreu com o falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, no 11 de outubro de 1996.

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 1982, na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque. Sendo o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação (vocalista e baixista Renato Russo, baterista Marcelo Bonfá, tecladista Paulo Paulista e guitarrista Eduardo Paraná). Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O guitarrista que ficou no lugar de Eduardo Paraná, foi Ico Ouro-Preto, irmão do vocalista do Capital Inicial Dinho Ouro-Preto, mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em 1983.

Em meados de 1983, a banda faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um show que mudaria a história da Legião Urbana. Porque após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI.

O primeiro álbum Legião Urbana, foi lançado em 1985, sendo extremamente politizado e com letras que fazem críticas a sociedade brasileira.

O segundo álbum, Dois, é considerado um dos mais romântico, contando com músicas como "Tempo Perdido", que fez um grande sucesso e se tornou num dos clássicos da banda, assim como "Eduardo e Mônica", "Índios" e "Quase Sem Querer" que também fizeram sucesso.

Que País É Este é visto como a primeira coletânea feita pela banda de Brasília, pois o material foi programado para entrar no antigo projeto Mitologia e Intuição, que foi abortado pela gravadora e das 9 músicas do álbum, 7 eram da antiga banda Aborto Elétrico. É o trabalho mais punk da Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do então baixista Renato Rocha. O álbum conta com músicas como "Que País É Este", "Faroeste Caboclo" e "Angra dos Reis".

O álbum As Quatro Estações (1989) é considerado o melhor álbum da banda. Das 11 músicas do álbum, 9 se tornaram hits. É o álbum mais vendido da banda, sendo visto com um trabalho voltado para o religioso e filosófico.

V (1991) é o disco mais melancólico da Legião Urbana, pois o vocalista e compositor Renato Russo estava em um momento complicado de sua vida, lidando com a descoberta de ser portador do vírus da AIDS.

O último show da banda foi em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, no litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os álbuns de estúdio da Legião Urbana foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos de Os Beatles. Os álbuns fora relançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995". A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna.

A Tempestade foi lançado em 20 de setembro de 1996, sendo o último álbum da banda. Além disso, o álbum possui densas músicas, alternando o rock clássico de "Natália" e "Dezesseis", ao lirismo de "L'Avventura", "A Via Láctea", "Leila", "1º de Julho" e "O Livro dos Dias" e "Longe do Meu Lado". As letras abordam temas como solidão, passado, homossexualidade, AIDS, amor, intolerância e injustiças. O álbum relata bem o estado de espírito de Renato Russo, ao lidar com a doença que o levou a morte prematuramente.

O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, 11 dias após a morte de Renato Russo, que faleceu 21 dias após o lançamento do último álbum da banda. Sendo que o álbum Uma Outra Estação foi póstumo. A ideia original era de que A Tempestade fosse um álbum duplo. Como saiu simples, as músicas que ficaram de fora, foram lançadas nesse álbum. O álbum conta com participações especiais, entre elas a do antigo membro da banda Renato Rocha e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso.


Tendo 13 álbuns lançados ao todo, Legião Urbana é uma das bandas que mais vendeu e ainda vende no Brasil, sendo um dos melhores exemplo do rock brasileiro.


Site Oficial:
www.legiaourbana.com.br

Nenhum comentário: