sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 14


by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard


A dica de hoje é a banda Green Day, uma banda de rock que está tendo um grande destaque no meio musica já a algum tempo, estando entre as melhores do mundo. E tudo começou quando Mike Dirnt e Billie Joe Armstrong se conheceram, aos 10 anos de idade, pouco antes do pai de Billie morrer de câncer. Dirnt foi um dos poucos amigos de Billie que chegou a conhecer seu pai. Quando Mike completou 15 anos, ele se mudou para a casa de Billie e, os dois, para se sustentar, começaram a trabalhar de ajudantes de garçom no Rod's Hickory Pitt. Foi em 1987, que Mike e Billie decidiram fundaram uma banda, que ganhou o nome de Sweet Children. Sendo que o primeiro show deles aconteceu em outubro daquele mesmo ano, no lugar onde a mãe de Armstrong trabalhava.

Em 1988, Armstrong e Dirnt incluíram na banda o ex-baterista do Isocracy, John Kiffmeyer, também conhecido como Al Sobrante. Kiffmeyer atuou como baterista e gerente de negócios do Sweet Children. Kiffmeyer organizava os shows e trabalhava para criar uma base de fãs para a banda.

O primeiro album da banda só foi gravado em 1989, intitulado 1,000 Hours. Porém antes do album ser lançado, a banda abandonou o nome Sweet Children, querendo evitar problemas e confusão com uma outra banda local, que chamava Sweet Baby. Passando assim a ser chamada de Green Day.

A banda saiu em turnê em 1992 e 1993, com uma passagem pela Europa. Em 1992, Kerplunk foi lançado e a reputação da banda cresceu e com o sucesso, o Green Day chamou a atenção das grandes gravadoras, sendo contratados pela Reprise Records pouco tempo depois.

No festival musical Woodstock '94, o Green Day foi convidado para fazer uma apresentação, o evento estava sendo transmitido ao vivo em pay-per-view para todo o território dos Estados Unidos e em vários outros países. A apresentação do Green Day atraiu o olhar de telespectadores para aquela banda de punk rock com cabelos coloridos e letras engraçadas. Mas o que marcou a apresentação foi a guerra de lama realizada pelos integrantes da banda, que incentivavam o público a jogarem lama neles. O palco se viu tomado no verdadeiro caos em meio a música e lama voando para todos os lados, tanto que no final do show as pessoas começaram a subir no palco, quebrando a barreira de segurança e na confusão, o baixista Mike Dirnt foi confundido com um invasor e acabou sendo derrubado por um dos seguranças perdendo dois dentes.

O Green Day lançou o álbum Insomniac em outono de 1995, decidindo fazer uma pausa no ano seguinte. Sendo que em 1997, a banda começa a trabalhar em um novo álbum. O resultado foi Nimrod, que marcou uma mudança de direção para a banda. O novo álbum aparece uma variedade de gêneros, como pop-punk, surf rock, ska e uma balada acústica. O sucesso de "Good Riddance (Time of Your Life)", levou a banda à ganhar um MTV Video Music Awards de Best Alternative Video. E no prêmio California Music de 2001, o Green Day ganhou oito prêmios.

O álbum American Idiot, chegou ao primeiro lugar nas paradas da Billboard de 2002, sendo anunciado como um 'punk opera rock', foi a primeira vez que um álbum da banda chegava ao topo das paradas. Até o fim de 2005, a banda fez turnê de divulgação do álbum, com cerca de 150 datas, a mais longa turnê de sua carreira.

O novo álbum, intitulado 21st Century Breakdown, foi lançado mundialmente em maio de 2009, tendo recebido elogios de Krist Novoselic, da banda Nirvana. O álbum teve um recepção positiva da crítica e após o lançamento, o álbum ficou em primeiro nas paradas em 14 países diferentes, atingindo ouro ou platina em cada um.

No MTV Video Music Awards de 2009, "21 Guns" levou três prêmios, se tornando o videoclipe mais premiado da noite, junto com "Single Ladies" de Beyoncé e "Poker Face" de Lady Gaga. A banda também se apresentou na premiação com a música "East Jesus Nowhere". E no GRAMMY Awards, levou pela segunda vez o prêmio de Melhor Álbum de Rock.

O Green Day também conta com 2 coletâneas, entre elas a Shenanigans, que tem alguns b-sides da banda, incluindo "Espionage", que fez parte da trilha sonora do filme Austin Powers - O Agente Bond Cama, que foi indicada para um Grammy de melhor performance de rock instrumental em 2002. Ainda falando de trilhas sonoras, em 1995, a banda lançou um single para a trilha do filme Angus, intitulado "J.A.R.", que foi direto para a primeira posição na parada Billboard Modern Rock Tracks. E a experiência da banda no cinema não ficou só na colaboração com músicas para trilhas, o Green Day participou do filme Live Freaky! Die Freaky!, junto de outras bandas punk de San Francisco. Sendo que em 2008, a banda ganhou uma versão animada, para participar do filme Os Simpsons (baseado na série de TV animada de mesmo nome), onde a banda canta uma versão rock da música tema.

Uma curiosidade, o nome da banda que traduzindo ao pé da letra significa "Dia Verde", nos Estados Unidos, também é uma expressão que não tem nada a ver com movimento ecológico. O nome "Green Day" é uma gíria norte-americana, que significa algo como "deixar de fazer suas obrigações para ficar fumando baseado o dia todo".

Site Oficial (em inglês):
http://www.greenday.com/

Nenhum comentário: