terça-feira, 6 de julho de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 13

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

A banda de rock Barão Vermelho foi criada em 1981, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. E foi após o show da banda Queen, no Brasil que Guto Goffi e Maurício Barros resolveram tormar uma banda de rock. Com Guto na bateria e Maurício no teclado, os dois estudantes começaram a colocar em prática seu sonho. Logo Frejat, na guitarra, e Dé, no baixo, ingressaram no Barão Vermelho. Faltando apenas um vocalista, primeira escolha foi Léo Jaime, que tiveram contato através de uma amiga de escola em comum. Porém Léo não tinha o tipo de voz que combinasse com o estilo musical da banda, não sendo aprovado pela banda. Léo não se aborreceu, pelo contrário, entendeu perfeitamente e ainda indicou aos membros do Barão Vermelho um vocalista que conhecia, Cazuza.

Em 1982, o primeiro album do Barão Vermelho foi lançado nas lojas e foi bem recebido, sendo que das músicas contidas nele, 'Bilhetinho Azul', 'Ponto Fraco' e 'Down Em Mim' foram as que se destacaram.

O Barão Vermelhor fez várias apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas logo voltou ao estúdio e gravou o album 'Barão Vermelho 2', que foi lançado no ano seguinte ao lançamento do primeiro (1983).

Embora o quinteto pudesse ser promissor, as rádios não pensavam assim, e se negavam a tocar suas músicas. Só depois que Ney Matogrosso gravou 'Pro Dia Nascer Feliz', é que as rádios passam a tocar a versão original do Barão Vermelho. Nessa mesma época, Caetano Veloso reconheceu Cazuza como um grande poeta e incluiu a música 'Todo amor que houver nessa vida' no repertório do seu show. O Barão Vermelho começou a ter a atenção da mídia afinal.

Seguindo o exemplo de alguns roqueiros internacionais, o Barão Vermelho tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, mostrando que rock e música clássica podem ser uma perfeita combinação.

Em 1985, a banda foi convidado para participar do Rock in Rio.


O sucesso chegou, mas Cazuza já havia expressado o seu desejo de fazer trabalhos solo. Sendo que a saída, foi anunciada primeiramente ao público no final de um show, que causou uma briga que abalou a amizade que unia Cazuza e Frejat. (Eles só se reconciliaram anos depois.)

Ao sair, Cazuza levou algumas músicas que fez, para seu primeiro disco solo, mas o Barão Vermelho superou os problemas e agora tendo Frejat como frontman da banda, lançam a música 'Torre de Babel' com Frejat no vocal.

Em 1986, o Barão Vermelho lançou seu quarto álbum, o Declare Guerra, que mesmo com composições de Renato Russo e Arnaldo Antunes, não foi muito promovido.

Em 1987, a banda lançou o álbum Rock'n Geral e embora o disco tenha recebido boas críticas, ele não vendeu mais que 15 mil cópias. No mesmo ano, Maurício deixou a banda e entraram o guitarrista Fernando Magalhães e o percussionista Peninha. Ficando somente três dos membros originais.

Em 1988, lançaram o álbum Carnaval, misturando rock pesado e letras românticas. O álbum estourou nas rádios por conta da música 'Pense e Dance', tema da novela Vale Tudo de Gilberto Braga.

No ano seguinte (1989), o Barão Vermelho lança seu sétimo album, o Barão ao Vivo, e a gravadora Som Livre lança Os melhores momentos de Cazuza e o Barão Vermelho, incluindo vários sucessos como 'Pro dia nascer feliz' e 'Bete Balanço'. Nesse álbum tem ainda várias raridades, como a música 'Eclipse Oculto' (inédita) e 'Eu queria ter uma bomba', música que só era encontrada na trilha nacional da novela 'A gata comeu' (1985).

Em 1990, depois de constantes desentendimentos, o baixista Dé abandonou a banda, dando lugar a Dadi, ex-integrante dos Novos Baianos e do A Cor do Som. Ao mesmo tempo, Maurício Barros regressa aos teclados da banda, participando como músico convidado dos álbuns e das turnês. Nesse mesmo ano a banda grava Na Calada da Noite, álbum acústico. O álbum conta com a música 'O Poeta está Vivo' em homenagem a Cazuza, que morreria alguns meses depois de complicações causada pelo vírus da AIDS.

A banda continua, sendo que atualmente está de férias, por tempo indeterminado, mas os integrantes continuam na ativa.

Curiosidade:

O nome da banda foi uma idéia de Guto e que trata-se de uma menção ao aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra, que tinha o codinome Barão Vermelho.

Quando o Barão Vermelho foi convidado para compor a trilha sonora do filme Bete Balanço (1984), de Lael Rodrigues, também contou com a participação de Cazuza no filme, fazendo o papel de Tininho, um compositor.


Site Oficial:
http://www.barao.com.br/

Nenhum comentário: