quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 16


by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

A banda Capital Inicial é brasileira e foi formada em Brasília - DF, capital do Brasil, em 1982, a partir do Aborto Elétrico (a banda que originou Capital Inicial e Legião Urbana) .

O grupo de jovens que formavam o Aborto Elétricoo, eram de pensamento e atitude contra o sistema opressivo da época. Sendo inclusive presos por buscar se expressar, dado o visuais punk e o uso de pulseiras de tachas e alfinetes, que as autoridades alegavam ser acessório com potencial para ser usado como arma. A resposta veio no editorial do Fan Zine, segundo número, escrito por um jovem que assinava apenas Dinho.

O Fan Zine trazia assuntos bem variados, como discografia de bandas que incluía Sex Pistols, The Clash e Ramones, até poesia. Foram nas páginas da publicação, que algumas vezes era escrita a mão, montada com colagens de outras publicações que o rock de Brasília surgiu. A publicação também contava com letras do Aborto Elétrico, XXX e Plebe Rude, quadrinhos e textos de diversos.

A postura do grupo que expunha seus pensamentos através da música, de fanzines e de sua atitude, pode ser explicada com uma única música, 'Geração Coca-cola' de Renato Russo do Legião Urbana.

O Capital Inicial surgiu em 1982, formado pelos irmãos Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo), ex-integrantes do Aborto Elétrico, ao lado de Renato Russo, e Loro Jones (guitarra), oriundo da banda Blitz 64. Em 1983, Dinho Ouro Preto, após um estágio como baixista da banda "dado e o reino animal", onde também tocavam Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, entra para os vocais.

Em 1984, assinam seu primeiro contrato fonográfico, com a CBS (atual Sony), e se mudam para São Paulo no inicio de 1985. Logo em seguida lançam seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo "Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero". Ainda neste ano integram o elenco da trilha sonora do primeiro "filme-rock" brasileiro, o Areias Escaldantes de Francisco de Paula, ao lado de outras bandas e músicos (como o Ultraje a Rigor, Titãs, Lobão e os Ronaldos, Ira!, Metrô, Lulu Santos e May East).

O primeiro álbum, que levou o nome da banda, foi lançado em 1986 e recebeu ótimas críticas. O álbum trazia músicas como 'Música Urbana', 'Fátima' e 'Veraneio Vascaína' (que foi censurada pela Polícia Federal). O álbum deu a banda seu primeiro disco de ouro.

Em 1987, contando com o tecladista Bozzo Barretti em sua formação, o Capital Inicial lança seu segundo disco, o Independência. No mesmo ano foram convidados para abrir os shows da turnê do cantor inglês Sting (em São Paulo).

Em 1992, Bozzo Barretti deixou a banda, seguido de Dinho Ouro Preto em 1993.

Em 1998, os quatro integrantes originais decidem voltar aos palcos, em comemoração aos 15 anos da banda e aos 20 anos do nascimento do rock de Brasília (candango). Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show, que incluía repertório que fizeram parte da cena de Brasília nos anos 1980.

Em julho do mesmo ano a banda assina com a gravadora Abril Music e em setembro, ruma para Nashville no Tennessee (Estados Unidos), onde gravam Atrás dos Olhos. Este disco é produzido por David Zá, que entre outros trabalhou com artistas como Prince, Billy Idol e Fine Young Cannibals. As músicas mais executadas desse disco foram 'O Mundo' de Pit Passarell, baixista da banda Viper e amigo da banda, '1999' e 'Eu Vou Estar'. Todas essas músicas tiveram videoclipes com grande repercussão junto ao público da MTV, sendo que 'O Mundo' concorreu a cinco prêmios na edição de 1999 do Video Music Brasil.

O ano de 1999 é dedicado à turnê brasileira e, ao longo dos shows, a banda, além dos antigos fãs, encontra um novo público, adolescentes que não conhecem seus primeiros discos. Então surge a ideia de fazer um disco ao vivo, juntando novos e antigos sucessos. Rapidamente esta ideia se transforma no projeto de um disco acústico, em parceria com a MTV.

Após a turnê do álbum giGAntE! (2004), a banda resolveu regravar as músicas da lendária banda de Brasília, o Aborto Elétrico, com os arranjos originais. Lançando em 2005, CD e DVD MTV Especial: Aborto Elétrico.

Em 2008, lançam o álbum Multishow ao Vivo: Capital Inicial em Brasília, para comemorar os 25 anos da carreira. O disco foi gravado na Esplanada dos Ministérios, no dia 21 de abril, aniversário da cidade.

O novo álbum do Capital Inicial chama-se Das Kapital, lançado esse ano.

Site Oficial:
www.capitalinicial.com.br

Twitter Oficial:
@capitalinicial

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_Inicial

Nenhum comentário: