quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 17


by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

A dica de hoje é a banda de rock alternativo Pato Fu, do Brasil, que foi formada em 1992, em Belo Horizonte.

O Pato Fu teve início quando Fernanda Takai, até então vocalista da banda Fernanda & 3 Do Povo, resolveu formar uma banda com 2 amigos de uma loja de guitarras que frequentava. Os amigos, John Ulhoa e Ricardo Koctus, faziam parte da banda Sustados por 1 Gesto e Sexo Explícito.

Em outubro de 1992, gravaram sua primeira fita demo, e, no final do ano, começaram a se apresentar em Belo Horizonte. Em 1993, participaram do show "Rock Brasil", ao lado de bandas como Skank, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs. No mesmo ano, o Pato Fu terminou de gravar o seu primeiro álbum. Embora o disco não tenha obtido o sucesso esperado, acabou atraindo a BMG.

A banda abrindo o show de Oasis em 2001 e se apresentou para cerca de 250 mil pessoas, no Rock in Rio III, na mesma noite que o Ira!, o Ultraje e o Guns N' Roses se apresentaram. No ano seguinte, a banda lança o CD e DVD MTV Ao Vivo, show realizado no Museu de Arte da Pampulha em comemoração aos seus dez anos.


No ano de 2007, lançaram o álbum 'Daqui pro Futuro' que foi vendido via internet, antes de chegar as lojas. Foi o início da pré-venda. O álbum deu ao Pato Fu o título de melhor de 2007 pela revista Quem. E em 2008, a banda anunciou a saída do tecladista Lulu Camargo, que resolveu se dedicar a projetos pessoais.

Em janeiro de 2009, Lulu Camargo retorna à banda após 6 meses afastado, e Dudu Tsuda deixa a banda por causa de vários projetos paralelos.

Ao lado de bandas como U2, Radiohead e Portishead, o Pato Fu foi considerada pela revista Time, uma das 10 melhores bandas do mundo, fora dos Estados Unidos. Composta atualmente por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo, a banda possui um som que vai do pop rock à música experimental, incluindo influências eletrônicas.

O nome do Pato Fu, foi uma alusão a uma tirinha do Garfield, de Jim Davis, onde o famoso gato laranja (Garfield) luta artes marciais, que ele famou de gato-fu. Para não parecer uma cópia da tirinha, os membros da banda decidiram trocar a primeira letra, de "G" para o "P", ficando com um nome tão estranho quanto o som que a banda criou.

Site Oficial:
http://www.patofu.com.br/

Twitter Oficial:
@patofu

Nenhum comentário: