quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bloco: Dicas de Leitura 01

Apostando no intercâmbio de Literatura de Ficção Científica entre Brasil e Portugal a Tarja Editorial busca ficar a frente dessa tendência e lançou o livro A Bondade dos Estranhos, do premiado escritor português João Barreiros (autor de Terrarium, em parceria com Luis Filipe Silva).

Título: A Bondade dos Estranhos
Autor: João Barreiros
Editora: Tarja
Páginas: 210

SINOPSE:

A obra, ousada no aspecto visual e no conteúdo, é nitidamente moldada com os recursos que vêm atraindo milhares de fãs de literatura de ficção científica ao redor do globo: muita ação, uma história complexa e personagens ricos em conflitos internos. A obra, já publicada no mercado europeu, aporta no Brasil com a promessa de satisfazer com excelência aos leitores do gênero.

A obra tem uma premissa para lá de interessante:

A segunda metade do século XXI não é uma época ideal para se viver. Especialmente quando o nosso planeta foi gentilmente “ocupado” por duas espécies alienígenas que decidiram nos presentear com suas Utopias antagônicas. E por uma terceira, que se propõe a eliminar as concorrentes com eficiência. Mas a verdade é que não existem almoços gratuitos e tudo tem um preço. Que fazer quando nos oferecem de mão beijada o contato direto com Deus? Ou a felicidade absoluta da perda do “Eu” pela integração com o Bem Maior? Que fazer quando três novas ecologias devoram o já fragilizado ecossistema terrestre? Como proceder quando os humanos rejeitam visceralmente a irrecusável presença do Outro? Como manter contato? Como fazer para nos comunicarmos com monstros? Nada mais simples que a pílula negra. A droga da Empatia. O amor sintético por tudo quanto é estranho em forma de uma drágea.

Joana Mendes, a jovem vítima do Projeto Candy-Man, vai ter de provar, num longo e inesquecível dia de babá (isto, caso consiga sobreviver!) a eficácia deste tipo de droga. Tomar conta de crianças alienígenas não é tarefa fácil. Principalmente, quando o “parque infantil” é uma floresta carnívora. E, as “crianças”, essas são tudo, menos isso.

Traída por todos aqueles em quem deveria confiar, Joana vai apenas depender da Bondade dos Estranhos.

A literatura de Barreiros é uma das mais comentadas de Portugal, não apenas por sua qualidade narrativa, mas também pela versatilidade. Esperamos agora que venham mais e mais livros dessa aliança Brasil-Portugal que a Tarja Editorial iniciou, não apenas deste autor, mas de diversos outros.

SOBRE O AUTOR:

João Barreiros é escritor, editor, tradutor e crítico de ficção científica. Formado em Filosofia na Universidade de Lisboa, é professor em Portugal, país onde nasceu e reside. Seus trabalhos já foram traduzidos para o inglês, espanhol, francês, italiano e sérvio, culminando agora com sua adaptação para o português brasileiro. Ganhou por duas vezes o prémio Nova. Colaborou com os jornais Público e O Independente, e com as revistas Ler e Os Meus Livros. Autor dos romances Disney no céu entre os Dumbos e A verdadeira invasão dos marcianos, além do épico Terrarium: Um romance em mosaicos, em parceria com Luís Filipe Silva. Também possui coletâneas, como Duas fábulas tecnocráticas, O caçador de brinquedos e outras histórias e Se acordar antes de morrer.

Para conhecer mais sobre a obra de João Barreiros, leia a degustação do livro 'A Bondade dos Estranhos'.


Visite o site da Tarja Editorial:
www.tarjaeditorial.com.br

Compre pela Tarja Livros:
www.tarjalivros.com.br

Nenhum comentário: