segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bloco: Literatura Digital 66

O Dia Seguinte

Luis Eduardo Matta

Hoje a dica é o livro O Dia Seguinte do Luis Eduardo Matta, publicação da editora Escrita Fina.

Nesse novo thriller do autor, temos não só uma ótima história cheia de suspense e ação, mas a parceria inusitada de um brasileiros de descendência síria e de um judeu norte-americano, numa aventura onde dois prováveis inimigos, se unem por um objetivo em comum. Numa história que antes de mais nada enfatiza a amizade entre árabes e judeus.

Os pais de Antonio e Michael, Farid Wassouf (um brasileiro de origem síria) e Yaakov Zilberman (um judeu norte-americano), são grandes amigos e parceiros numa empresa internacional com sede no Brasil e nos Estados Unidos. Enquanto Antonio mora com a família em São Paulo, Brasil, Michael vive com a sua em Nova York, Estads Unidos.

Tudo ia bem até que uma suspeita de fraude na firma, leva Farid e Yaakov a se reunirem em Nova York. O pai de Antonio desaparece misteriosamente em Nova York e a mãe do garoto vai aos Estados Unidos, levando o filho com ela, em busca do paradeiro do marido.

Em meio ao desaparecimento misterioso de Farid, se as famílias de Antonio e Michael já não tivessem problemas suficiente, ainda precisam lidar com misteriosos assassinatos e mortes nos ataques de 11 de Setembro.

Esquema de fraude, mortes e os dois garotos ainda precisam lidar com as consequências de tudo, no dia seguinte aos acontecimentos do fatídigo 11 de setembro, afinal o escritório de Nova York ficava exatamente em uma das Torres Gêmeas.


Luis Eduardo Matta é ouro da casa. Já conhecido por nossos ouvintes/leitores da época que o programa era diário (e antes da criação do blog Seleção Digital), com um outro livro super recomendado no bloco Literatura Digital, o livro O Véu. (Que foi um dos presentes de Natal da Digital Rio em 2009.)

Também colaborou com o programa Contos Sobrenaturais. O autor teve um conto de mistério sobrenatural no programa, transformado em Audioconto Sobrenatural (disponibilizado para ouvir e/ou baixar). Foi convidado para participar da antologia Sociedade das Sombras, mas infelizmente por questões burocráticas (jurídicas), não pode ter seu conto publicado (mas é considerado pelos membros da Sociedade das Sombras um membro honorário).

De origem libanesa católica por parte de pai, Luis Eduardo Matta passou a infância e a adolescência entre o bairro carioca de Copacabana e uma chácara em Maricá, no interior do estado do Rio de Janeiro. Desde 1990 dedica-se a estudos sobre política internacional com foco no Oriente Médio. Um dos pioneiros e principais nomes do thriller não-policial no Brasil, iniciou sua carreira literária em 1993, aos 18 anos, com o romance Conexão Beirute-Teeran prefaciado pelo embaixador e intelectual libanês Mansour Challita, um dos maiores especialistas em Oriente Médio no Brasil, de quem foi grande amigo.

Sua produção intensificou-se a partir dos anos 2000, com a publicação de outros thrillers, como Ira implacável e 120 horas. Em 2007, estreou na literatura juvenil, publicando Morte no Colégio e Roubo no Paço Imperial.

A ficção de Luis Eduardo Matta é caracterizada pelos thrillers, tramas de mistério e suspense muito elaboradas, pesquisa histórica impecável, multiculturalista (por serem ambientadas em diferentes países) e uma interação entre personagens brasileiros e de outras nacionalidades.

Em 2003, inspirado nas idéias do crítico literário paulista José Paulo Paes expostas no livro A aventura literária, Luis Eduardo Matta publicou um manifesto (junto com vários amigos autores) em prol de uma literatura de entretenimento brasileira, que apelidou de literatura popular brasileira (LPB). Nos vários ensaios que escreveu destaca-se na defesa contundente de uma reformulação no ensino de literatura no Brasil e da democratização da leitura entre a população brasileira.

Lista de publicações:

Livros
- Conexão Beirute-Teeran - (1993)
- Ira Implacável: Indícios de uma Conspiração - (2002)
- 120 Horas - (2005)
- O Véu - (2009)
- Morte no Colégio - (2007)
- Roubo no Paço Imperial - (2008)
- O Rubi do Planalto Central - (2009)
- O Dia Seguinte - (2011)
- As Bem Resolvidas(?) - Quem Manda Aqui Sou Eu! - (2011)

Coletâneas de Contos
- Território V - Vampiros em Guerra (org. Kizzy Ysatis) - (2009)
- Dimensões.BR (org. Helena Gomes) - (2009)
- Jogos Criminais (org. Sérgio Pereira Couto) - (2011)
- Internautas: Os Chips Reinventando o Nosso Dia a Dia (org. Luiz Antonio Aguiar) - (2011)


Site Oficial do autor Luis Eduardo Matta:
www.lematta.com
Twitter Oficial do autor Luis Eduardo Matta:
@lematta

Nenhum comentário: