terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 26

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

A banda Paralamas do Sucesso, também conhecida apenas por Paralamas, é de rock brasileiro e foi formada ainda na década de 1970. Seus integrantes atuais e que estão juntos desde 1982, são Herbert Vianna na guitarra e no vocal, Bi Ribeiro no baixo e João Barone na bateria.

No início a banda misturava rock com reggae, depois passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos. Juntamente com bandas como Titãs, o Barão Vermelho e o Legião Urbana, o Paralamas teve uma grande popularidade e prestígio, no Brasil, nos anos 1980.

A banda foi considerada parte da "Turma de Brasília", por terem vivido e criado amizade com as bandas de lá, mas na verdade o Paralamas é do Rio de Janeiro. Herbert e Bi se conheceram crianças em Brasília, por serem vizinhos (o pai de Herbert era militar e o de Bi diplomata). Em 1977, Herbert foi para o Rio fazer o colégio militar e reencontrou Bi, que foi fazer o 3º ano. Os dois resolveram formar uma banda, Herbert com sua guitarra Gibson e Bi no baixo, que havia comprado em uma viagem à Inglaterra. Depois se juntaria a dupla o baterista Vital.

O grupo se separou em 1979, para fazer o vestibular, voltando a se reunir só em 1981. Os três ensaiavam em um sítio em Mendes, interior fluminense e na casa da avó de Bi, em Copacabana, Zona Sul do Rio. E desses ensaios foi feita a música 'Vovó Ondina é Gente Fina'.

O repertório do Paralamas não era sério, com um toque de humor, tinha músicas como 'Pinguins já não os vejo pois não está na estação', 'Mandingas de Amor' e 'Reis do 49'.

Reza a lenda que em 1982, Vital deixou a banda por ter optado em comprar uma moto, ao invés da bateria, por isso foi substituído por João Barone, que assumiu de vez o lugar de baterista. Em relação a história, o Paralamas escreveu uma música para o seu ex-baterista, chamada 'Vital e sua Moto', a qual foi tocada durante todo o verão de 1983, que os levou a primeira grande apresentação, ao abrir para Lulu Santos no Circo Voador. Que seguiu a assinatura do contrato com a EMI, para gravar o álbum Cinema Mudo.

Em 1984, lançaram o álbum O Passo do Lui, que teve enorme sucesso, com hits como 'Óculos', 'Me Liga', 'Meu Erro', 'Romance Ideal' e 'Ska'. O álbum também foi aclamado pela crítica e isso levou a banda a tocar no Rock in Rio, no qual o show dos Paralamas foi considerado um dos melhores.

Os Paralamas também fizeram turnê pela América do Sul, ganhando popularidade em país como Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.

O álbum Bora-Bora de 1988 incluiu metais ao som da banda, mesclando faixas de cunho político-social como a música 'O Beco' com as introspectivas 'Quase Um Segundo' e 'Uns Dias'.

Em 4 de Fevereiro de 2001, um ultraleve pilotado por Herbert Vianna teve um acidente em Angra dos Reis. A mulher de Herbert, Lucy, estava a bordo e morreu. Herbert fora resgatado e levado para a capital. As sequelas foram duras, mas assim que Herbert mostrou que podia tocar, Bi e João resolveram voltar aos ensaios e gravar um novo álbum, que já tinha as músicas prontas antes do acidente. Longo Caminho foi lançado em 2002 e o som do Paralamas volta ao início, sem metais.

A reestreia da banda, pós-acidente, foi em uma apresentação no programa Fantástico da TV Globo. A volta às turnês teve muito êxito, com shows lotados. As músicas 'O Calibre', 'Seguindo Estrelas' e 'Cuide Bem do Seu Amor' ganham destaque e a última fez parte da trilha sonora da novela Sabor da Paixão, o que impulsionou as vendas do álbum.

A lista de álbuns do Paralamas é grande e a maioria de sucesso, mesmo que moderado. No início de 2006, foi lançado o DVD do álbum Hoje, ao Vivo, contendo um show da banda, feito sem plateia, no Pólo de Cinema e Vídeo, no Rio de Janeiro.

Em 2008, os Paralamas completam 25 anos de carreira, comemorados com uma série de shows junto com os Titãs, que também comemoravam seus 25 anos de estrada. A série de shows culminou em um show realizado na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, que depois foi lançado em CD e DVD, o Paralamas e Titãs: Juntos e ao vivo.

O álbum de 2009, Brasil Afora, ficou primeiramente disponível para download, com uma música à mais, para só depois ser lançado em CD. O Brasil Afora tem participações de Carlinhos Brown e Zé Ramalho.

Site oficial:
http://osparalamas.uol.com.br

Nenhum comentário: