sexta-feira, 12 de julho de 2013

[CULTURA]Bailarinos da Baixada Fluminense escolhidos para estudar balé nos Estados Unidos

Três jovens talentos brasileiros no balé, através de projeto social em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, conseguem ser selecionados para estudar em companhias de dança norte-americanas.


Os bailarinos Ariel da Silva Paz com 16 anos, Ester Machado com 13 anos e Fernanda Lima também com 13, são integrantes do Recicle e Dance, um Programa Social do Hospital de Clínicas Mário Lioni dirigido por Mariane Silva, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, RJ; e estarão esse mês a caminho dos Estados Unidos para estudar no Miami City Ballet.

Iniciado com apenas 5 alunos, o projeto inclui crianças, adolescentes e jovens adultos, que contam com um time dedicado de professores. Trabalho e dedicação retribuídos, através de alunos como Ariel, que pode desenvolver seu talento ao ponto de ganhar uma bolsa de estudos em uma renomada escola de dança estrangeira. Enquanto Ester e Fernanda venceram a seletiva carioca para o curso de férias de julho da mesma.

O embarque dos três bailarinos acontece amanhã (13 de julho), quando vão seguir para uma companhias de dança, considerada uma das 3 maior escola do tipo nos Estados Unidos.

No entanto, ao fim do curso, Ariel continua nos Estados Unidos, já que tem vaga garantida na Escola de Ballet de Chicago. Já Fernanda volta ao Brasil para estudar na escola de Ballet Maria Olenewa, companhia do Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, onde foi recentemente aceita.

O Projeto Recicle Dance foi criado em 2005 e desde então cerca de 350 crianças e jovens, todos da Baixada Fluminense, já estiveram envolvidos no programa que promove a inclusão social, desperta a consciência ecológica e revela talentos. Entre os alunos estão moradores da região e filhos de funcionários do hospital, dos 3 aos 20 anos.

O Recicle e Dance oferece aulas de balé tanto clássico como moderno, além de repertório de street dance e também uma oficina de teatro. As atividades são mantidas através do trabalho de reciclagem, onde o dinheiro é revertido em ações sociais e culturais para a comunidade.

O sucesso do projeto já gerou também inúmeros troféus, obtidos em festivais de dança do Rio de Janeiro.

Texto Original: Blog Digital Rio por Anny Lucard
Fonte: Via email

Nenhum comentário: