segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 23

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

O compositor e cantor Ozzy Osbourne nasceu em Birmingham, na Inglaterra e é uma lenda viva entre os fãs do rock.

Amigo de longa data do Mama Luigi, Ozzy, aos 20 anos, montou sua primeira banda, o Polka Tulk, que depois ganhou o nome de Earth. No repertório de Ozzy tem o blues e rock, mas os títulos de "Pai do Heavy Metal" e também de "Príncipe das Trevas", pelo seu gosto peculiar pelo oculto.

Em 1969, após descobrir a existência de uma banda homônima, surgiu a idéia de um novo nome a partir de um passeio dos integrantes pela "cidade natal" da banda. Quando passaram em frente a um cinema, no qual estava passando um filme de terror. Ozzy e Tony pensaram "As pessoas pagam para ver isso? Para sentir medo? Pode ser que dê certo". Nasce então o Black Sabbath. .

Após nove anos juntos, o Black Sabbath lança seu oitavo álbum, “Never Say Die!” de 1978, que marcar a saída de Ozzy. Ele forma o Blizzard of Ozz juntamente o guitarrista Randy Rhoads, o baixista Bob Daisley e o baterista Lee Kerslake, sendo que o primeiro álbum, de mesmo nome, foi lançado na Inglaterra em fita demo e no ano de 1980, nos Estados Unidos e no resto do mundo.

O vocal personalíssimo de Ozzy somado ao talento inovador de Randy Rhoads renderam a sétima posição na parada inglesa e a vigésima primeira na norte-americana. Impulsionados pelo sucesso nas vendas de seu debute, Ozzy e sua banda voltaram ao estúdio para a gravação de seu segundo álbum, mas como a turnê do trabalho anterior estava pendente, o já intitulado “Diary of a Madman” acabou feito às pressas.

Para a turnê norte-americana, Tommy Aldridge (baterista) e Rudy Sarzo (baixo) substituíram Daisley e Lee Kersbglake. Devido a grande vendagem do álbum, que alcançou 500 mil cópias em menos de cem dias, Ozzy e Sharon decidiram estender a turnê, porém, muitos shows tiveram que ser cancelados, já que pouquíssimos ingressos foram vendidos e o dinheiro arrecadado não foi suficitente nem para pagar a banda.

Com o lançamento do segundo álbum, deu-se início a turnê pela Europa, só que três apresentações depois, Ozzy teve um colapso nervoso e todos retornaram aos Estados Unidos para que ele pudesse descansar. Recuperado e com uma super produção de 25 técnicos da Broadway e Las Vegas, recursos de última geração para o palco e seis mil cópias do primeiro álbum sendo vendidas a cada semana, Ozzy voltou à ativa.

Em meio ascensão, um fato trágico estava por vir. Em 1982, durante uma parada na viagem que levaria Ozzy a Orlando, na Flórida, Estados Unidos, para um show, parte da banda decidiu descansar a bordo do ônibus e o motorista, que também tinha licença para pilotar, convidou Jake Duncan e Don Airey para fazer um passeio aéreo e ao aterrissar, estendeu o convite a Randy Rhoads e Rachel Youngblood, maquiadora.

Acredita-se que o piloto, ressentido pelo conturbado divórcio, tenha visto sua ex-esposa entrando no ônibus e decidiu lançar o avião contra o veículo. O ônibus onde estavam Ozzy, sua esposa e outros membros da banda não ficou muito danificado e ninguém ficou ferido, mas o avião explodiu, matando todos os passageiros. Ozzy entrou em profunda depressão com a perda do melhro amigo Randy Rhoads.

Em 1984, Ozzy lança o álbum “The Ultimate Sin” com a substituição de Tommy Aldridge por Randy Castillo e de Bob Daisley por Philip Soussan. Apesar do sucesso da música “Shot in the Dark”, o álbum é considerado medíocre pela maioria da crítica e pelo próprio vocalista. Já em 1987, motivada pelas centenas de cartas de fãs interessados em material inédito do guitarrista, a mãe de Randy Rhoads entra em contato com Ozzy, que decide reunir seus arquivos e enviá-los a Max Norman, produtor de seus três primeiros álbuns. O resultado foi o lançamento do álbum em tributo a Randy Rhoads.

No final da década de 80, foi cogitada uma reunião histórica entre Ozzy e Black Sabbath, após uma apresentação em Donington, Inglaterra, mas problemas entre Sharon e os empresários do Sabbath impediram uma reunião definitiva.

Em novembro de 1992, na Califórnia, durante o show que seria um dos últimos da turnê e também da carreira de Ozzy, todos os membros originais do Black Sabbath surpreenderam o público ao entrar no palco e apresentar quatro clássicos: “Black Sabbath”, “Fairies Wear Boots”, “Iron Man” e “Paranoid”. Ao final do espetáculo, um painel de fogos de artifícios explodia na seguinte frase: "I'll be back" ("Eu voltarei").

Só que a aposentadoria não durou muito e Ozzy decidiu reunir novamente sua banda.

Em 1995, era lançado o “Ozzmosis”, produzido por Michael Beinhorn. Além da turnê, no final de 1996, Ozzy e Sharon promoveram a primeira edição do OzzFest, onde se apresentaram, entre outros, o Sepultura, Slayer, Powerman 5000, Biohazard, Fear Factory e Cellophane. No ano seguinte (1997), o OzzFest ganhou uma segunda edição com dois palcos, onde se apresentaram bandas das mais diversas vertentes do metal, como o Powerman 5000, Fear Factory, Type O Negative, Ozzy, Black Sabbath (com a participação de Ozzy), Marilyn Manson (que foi retirado de algumas apresentações devido à pressão das autoridades), Drain S.T.H. entre outros.

De volta ao estúdio, Ozzy gravou uma coletânea com seus grandes sucessos (The Ozzman Cometh: Greatest Hits - 1997), além de três músicas inéditas, sendo uma delas “Back on Earth” em parceria com Steve Vai. Em 1999, o Black Sabbath, ainda era a principal atração do OzzFest, mas rumores afirmavam que aqueles seriam os últimos shows da banda.

No final de 2001, 'Down to Earth' foi lançado e pela décima quarta vez Ozzy recebeu o "disco de ouro" da R.I.A.A. por atingir 500 mil cópias vendidas. Em 2002, a MTV americana começou a apresentar The Osbournes, um reality show gravado na casa de Ozzy, onde câmeras registraram seis meses de convivência familiar do roqueiro, sua esposa e filhos. Em 12 de abril, Ozzy recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood, além de ser convidado para um jantar na Casa Branca, com o objetivo de promover seu trabalho de proteção aos animais.

Em 2007 foi lançado o álbum Black Rain, muito bem aceito pela critica e fez Ozzy ser eleito o maior ícone da música.

Em 2008 Ozzy fez um show no Brasil, recebeu também o prêmio de lenda viva pelo Classic Rock Awards, na Inglaterra. Recentemente, Ozzy gravou um comercial sobre World of Warcraft. No comercial, mostra o cantor em frente ao Lich King decidindo quem é o principe das trevas.

O novo album de Ozzy, Scream, teve o primeiro single lançado em um episódio de CSI: New York, com estreia mundial de "Let Me Hear You Scream"..

Site Oficial (em inglês):

www.ozzy.com

Nenhum comentário: