segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bloco: Garotas também gostam de Rock 41

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

Nazareth é uma banda de rock, formada em Dunfermline, na Escócia, em 1960 pelo vocalista Dan McCafferty, o guitarrista Manny Charlton, o baixista Pete Agnew e o baterista Darrell Sweet.

O grupo ganhou consistência entre 1964 e 1965, com a chegada de Darrel Sweet e Dan McCafferty. Em 1968 o lendário guitarrista Manny Charlton entro para a banda e ocorreu a mudança do nome para Nazareth. Até então o grupo limitava-se a fazer covers.

Mudaram para Londres e lançaram seu primeiro disco, chamado Nazareth, em 1971.

Em 1973 a banda procurava por um produtor para seu próximo álbum, que haveria de ter um som bem mais pesado e a escolha não poderia ter sido melhor, Roger Glover. Ele gostou do material levou a banda para o estúdio. O álbum Razamanaz foi lançado e o Nazareth teve duas músicas entre as 10 mais tocadas no Reino Unido, foram ela "Broken Down Angel" e "Bad Bad Boy".

Os dois álbums seguintes, Loud 'N' Proud e Rampant, também foram produzidos por Glover, mas o sucesso foi menor.

O mais famoso álbum do Nazareth, Hair of the Dog, foi produzido pela própria banda e lançado em 1975, sendo um marco para o Rock dos anos 70. Sua interpretação da música dos Everly Brothers "Love Hurts" resultou em disco de platina nos Estados Unidos e teve sucesso similar no Reino Unido.

Em 1978, o guitarrista Zal Cleminson (Sensational Alex Harvey Band) juntou-se ao grupo, gravando apenas dois álbuns com o Nazareth. Zal, todavia, deixou sua marca em um dueto com Manny Charlton, no álbum No Mean City, que até hoje é lembrado como um dos melhores trabalhos com guitarras já realizados em estúdio.

O Nazareth hoje é considerado uma das bandas mais influentes no cenário do rock, apesar das muitas dificuldades encontradas pelo caminho, a trajetória de sucesso destes escoceses tem sido exemplo para os músicos das novas gerações, bem como para aqueles que sentem-se desestimulados após alguns fracassos na busca do sucesso. O motivo é que os veteranos Dan McCafferty e Pete Agnew jamais desanimaram diante das adversidades encontradas, enfrentando-as sempre com muita garra e amor ao trabalho que exercem, chegando a século XXI com vários álbuns e melhores que nunca.

Site Oficial da Banda (em inglês):
http://www.nazarethdirect.co.uk

Fontes: Wikipédia da banda Nazareth

Nenhum comentário: