sábado, 9 de abril de 2011

Bloco: Garotas também gostam de Rock 45

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

O cantor Elvis Presley é um dos músicos mais conhecidos do mundo, além de ter sido um ator de inúmeros filmes de sucesso. Nascido nos Estados Unidos, na cidade de Tupelo, no estado do Mississippi, em 1935. Faleceu na cidade de Memphis, também no Mississippi, em 1977, com apenas 42 anos.

Elvis praticamente criou o rock como conhecemos. Não só o estilo musical inovador, como também as grandiosas apresentações. O cantor e ator foi o primeiro artista a ter fãs enlouquecidos atrás dele por onde ia. Elvis também era conhecido por sua maneira extravagante e ousada de dançar, que levava a loucura seus fãs, especialmente as mulheres. E pelo incrível artista que era, é conhecido pelo mundo como o Rei do Rock.

Uma de suas maiores virtudes era a voz. Devido seu alcance vocal, segundo especialistas, que era capas de atingir notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Elvis foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão do estilo country com o blues.

Em 1956, Elvis se tornou uma celebridade internacional e por seu estilo, com diversas influências, foi visto com hostilidade pela sociedade conservadora e repressiva da época. Elvis não via as coisas preto e branco, como era dividida a sociedade americana, muito menos quando o assunto era música. No entanto, enquanto os brancos da elite dominante, o achavam vulgar e consideravam sua música "menor". Os negros achavam que ele se aproveitava das influências da música de origem negra, não aceitando que um branco a representasse, divulgando-a. Elvis foi muito perseguido, por ir de encontro ao sistema estabelecido e por ser de origem humilde, um típico "caipira sulista", fato pelo qual ele sempre foi discriminado. Porém ele desafiou preconceitos e criou uma nova era para a música popular. Suas canções se tornavam sucesso certo e muitas das bandas, cantores e compositores que surgiram nas décadas seguintes, foram influenciados por Elvis.

Em 1958, Elvis foi para o exército. Uma convocação que poderia ser facilmente descartável, mas que foi aproveitada comercialmente por seu empresário, para expandir sua faixa de público. Elvis foi para Alemanha e ficou lá de outubro de 1958 até março de 1960.

Em março de 1960, Elvis retornou da Alemanha e surpreendeu o mundo aceitando o convite do programa de Frank Sinatra, The Frank Sinatra Show - The Timex Special, realizando uma das melhores performances televisivas.

De 1960 até 1965, Elvis faz um enorme sucesso no cinema, seus filmes são um grande sucesso de público ao redor do mundo, mas os críticos são implacáveis.

Em 1965, Elvis e a banda inglesa The Beatles encontraram-se na casa do cantor. A única imagem de tão celebre encontro foi uma foto em que John Lennon aparece saindo da casa de Elvis. No documentário The Beatles Anthology, de 1996, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, confirmaram jamais terem tocado com Elvis, mas revelam que John Lennon teve esse privilégio. E Ringo comenta animado ter jogado futebol com o Rei do Rock.

O cantor teve seus altos e baixos e nos últimos anos de vida, Elvis teve sua saúde comprometida; especialmente após o fim do casamento, que lhe deu a única herdeira. No entanto, muitos afirmam que alguns dos melhores shows de Elvis foram realizados no ano de 1975. No mesmo período foram lançados 2 dos melhores álbuns de Elvis, na década de 1970, Elvis Today e Promised Land, que o consagraram como O Rei.

Entre alguns dos sucessos musicais do cantor, temos "Burning Love", "Blue Moon", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Don't Cry Daddy" e "My Boy". Suas músicas até hoje são regravadas por músicos de todo o mundo e continuam a influenciar novas gerações. No Brasil, as músicas "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby" e "Bridge Over Troubled Water" particularmente alcançaram enorme sucesso.

Décadas depois de sua morte, Elvis ainda é o artista solo detentor do maior número de hits nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos de todos os tempos, com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos por todo o mundo; o que o torna um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX.


Site Oficial da Banda (em inglês):
www.elvis.com

Fonte Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elvis_Presley

Nenhum comentário: