sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bloco: Literatura Digital 49

Lázarus
Georgette Silen


A dica de livro de hoje é Lázarus de Georgette Silen, publicação da editora Novo Século.

O livro conta a história de Laura, mãe de família, viúva, que vive para sua carreira e para a filha, até que muda de São Paulo, no Brasil, e vai morar na Inglaterra, após aceitar um convite para trabalhar num renomado museu inglês.

Tudo estaria as mil maravilhas, se Laura não tivesse se envolvido em problemas de outro mundo, ou melhor, de um mundo que até então parecia ser fruto de imaginações férteis.

Crimes misteriosos e uma trama envolvente, vemos uma mulher capas de tudo para proteger aqueles que mais ama, mesmo que tenha que ficar o mais longe possível.

A história de Lázarus é para ser deliciado sem pressa, com riquezas em detalhes, tem um cenário que se divide basicamente em Brasil e Europa, colocando o leitor em meio a misteriosa Inglaterra, com personagens bem brasileiros e outros tão misteriosos e fascinantes quanto a velha ilha européia, como Robert, o irmão da chefe de Laura no museu.

Lázarus é um livro, que é um mistério a ser desvendado desde o momento que se coloca os olhos na capa. Surpresa, sim, é um livro de vampiros. E não é qualquer tipo de vampiro, porque a autora bebeu na fonte original e resgatou aqueles vampiros violentos, mortais e sensuais das velhas lendas para sua história. Porém introduzindo um toque de modernidade.

Eles já não vivem mais em cemitérios, vivem em sociedade, afinal se os bárbaros humanos evoluiram, porque não os vampiros. Os vampiros de Georgette Silen vivem conflitos sociais semelhantes aos da sociedade humana. Inveja, cobiça, luxúria, gula... Creio que todos os pecados fazem parte do mundo deles também. E com uma visão mais evolutiva que mística dos vampiros, a autora trouxe uma dose de realismo a trama de Lázarus. Seus vampiros trabalham, tem negócios no mundo dos humanos e também lutam com seus fantasmas e tentações.

Um livro que mostra vários tipos amores, relacionamentos e conflitos, que o torna ainda mais interessantes. Lázarus é um dos livros da atualizade que parece querer perpetuar uma tendência, de que as histórias de vampiros e seres fantásticas em geral não precisam ser só terror e violência. (Tendência que as autoras brasileiras parecem ter gostado e estão dominando melhor que ninguém.) Onde temos doses também de drama, romance e até comédia, que brinda nossa literatura com um pouco de inovação.

Lázarus tem 396 páginas de pura literatura fantástica e para quem gosta do gênero, é uma ótima pedida.


Georgette Silen, autora de Lázarus, seu primeiro romance, também é contista e já organizou várias antologias e coletâneas de contos fantásticos. Tem contos publicados em antologia como Metamorfose, A Fúria dos Lobisomens, Dimensões.Br, Tratado Secreto de Magia, Paradigmas 4 e Moedas para o Barqueiro entre outros títulos. Como também participa de Sagas Vol. 1 - Espada e Magia.

A autora está entre os autores confirmados na coletânea da @editoradraco, Imaginários 4 (Contos de fantasia, ficção científica...).

Georgentte Silen é a organizadora das antologias Espectra - Histórias de Fantasmas e O Grimoire dos Vampiros pela Editora Literata, como também da Série Histórias Fantásticas da editora @estronho e é autora convidada da Coleção Extraneus. A autora também terá seu próximo livro solo, Apenas Uma Taça - Um brinde ao mestre Stoker, publicado pela editora Estronho.


Para saber mais sobre a autora e seus livros, visite a página dela no site da editora Estronho:
http://www.editora.estronho.com.br/index.php/catalogo/autores/74-georgette-silen

Visite também o blog da autora e siga seu twitter:
http://sagalazarus.blogspot.com
@georgettesilen

Um comentário:

Georgette Silen disse...

Olá!
Obrigada pela bela resenha =)
ficou show de bola ^^
Bjs e felicidades
Georgette Silen