terça-feira, 22 de junho de 2010

Bloco: Literatura Digital 12

O Vampiro da Mata Atlântica
Martha Argel


O livro O Vampiro da Mata Atlântica de Martha Argel, é uma narrativa que mistura o sobrenatural, com problemas bem reais do cotidiano brasileiro. Tendo uma causa ambiental de pano de fundo, a autora diverte e assusta o leitor, na mesma proporção que dá um toque de consciência ecológica.

Se não tem problemas com florestas, vai pegar o livro e não vai largar até chegar ao fim. Confesso que eu demorei um pouco para ler, pois as florestas me causam aflição e como o livro tem uma riqueza de detalhes, que faz o leitor se sentir entrando na mata... Porém o vampiro Chico Justo e os dois biólogos, Levereaux e Xavier, conseguiram me convencer a deixar minha fobia de lado e entrar na Mata Atlântica com eles. E não me arrependo.

Sendo que o livro não narra só as desventuras da dupla de heróis, os biólogos Levereaux e Xavier, mas também as encrencas em que se mete o próprio vilão, o vampiro Chico Justo. Porque Chico Justo não é um vilão do tipo, sou do mal e pronto, ele tem uma personalidade bem construída. Chegando a ser tremendamente sacana, algumas vezes, mostrando um jeito de ser bem brasileiro. O que também é uma característica marcante nos dois biólogos, que mostram bem a formação de Martha Argel (que é bióloga), de forma que vemos não só como é o trabalho árduo de um biólogo, mas também como é o trabalho de um no Brasil.

Com menos de 200 páginas, o livro mantendo um ritmo gostoso e faz o leitor só largá-lo, no caso de falta de opção (tipo para trabalhar, porque dormi é difícil alguém querer, enquanto tiver lendo o livro). Além de tem um gostinho de quero mais. Porque chega uma hora que você não quer mais deixar a companhia de Levereaux e Xavier. Afinal ambos tem personalidades tão bem definida e cuidadosamente elaboradas, que imaginamos perfeitamente os dois trabalhando em campo... Quer dizer, na mata.

E como eu disse, o livro diverte e também ensina e taí uma excelente dica para escolas adotarem em sua lista de leitura. Porque, sério, sem menosprezar nossa literatura clássica, mas está na hora de uma atualização. E porque não um pouco de diversão e conhecimento? Porque O Vampiro da Mata Atlântica tem ambos. Aproveitando que saiu a lei que obriga todas as escolas a terem biblioteca, porque não incluir a literatura fantástica nos acervos?

Dando uma atenção especial as questões ambientais, temos em O Vampiro da Mata Atlântica uma ótima fonte de conhecimento, além de diversão garantida. Sendo que ao final da história, a autora nos presenteia com um 'Apêndice', que contém informações complementares sobre os temas mencionados no livro e curiosidades. Indicadíssimo para adolescentes, tanto quanto para adultos.

Além de todos os atrativos do livro, Martha Argel também faz do leitor um colaborador na luta pelo meio ambiente. Isso porque a autora está revertendo parte dos direitos do livro, para ajudar a organização não-governamental WCS Brasil (Wildlife Conservation Society), a iniciar a implantação de um projeto de conservação de primatas na Mata Atlântica do sudeste do Brasil. (Saiba mais no blog da autora, clicando AQUI.)

O Vampiro da Mata Atlântica (2009)
Martha Argel (http://www.marthaargel.com.br/)
Idea Editora
176 páginas

Martha Argel é uma autora de São Paulo, contista, que começou sua carreira de romancista vampiresca com o livro Relações de Sangue, publicado em 2002. Atualmente, o livro será relançado pela Giz Editorial, ganhando capa nova e um conto inédito de bônus. O livro abre caminho para a publicação da tão esperada sequência, que a autora promete que agora sair. (Saiba mais na página de Lucila, a vampira.)

A autora também é uma das participantes da antologia 'Amor Vampiro', com seu conto A Flor do Mal, que mistura o tema vampiresco a um ambiente extremamente sensual. Não sendo recomendado para menores, por trata-se de tema adulto, mas super recomendados aos adultos.

E falando em tema adulto escrito pela autora, um dos contos sobre Lucila, que foi recentemente apresentado em forma de audioconto no programa Contos Sobrenaturais, está disponível em video no Canal Contos Sobrenaturais.

Martha Argel, junto com Giulia Moon, também publica um fanzine chamado FicZine. Produzido pelas autoras, sempre em parceria com um autor convidado.

Quer saber mais sobre Martha Argel? A siga no Twitter ou no Skoob.

O livro O Vampiro da Mata Atlântica é super recomendado por Anny Lucard (produtora da Digital Rio), que assina o texto.

Nenhum comentário: